Certificação IBAMA
A Berloca possui certificação e autorização do IBAMA para comercializar produtos de couros naturais residuais da indústria alimentícia. Nosso registro é 3336349.
Couro de peixe Pirarucu
O Pirarucu é um peixe nativo da Amazônia de carne muito apreciada. Por isso, sua pesca foi regulamentada e organizada para garantir a preservação da espécie. As peles são subproduto da indústria pesqueira que fornece para o mercado alimentício, provindas de criadouros regulamentados ou da pesca feita por populações ribeirinhas de maneira sustentável, controlada por órgãos governamentais e ONGs dedicadas à preservação da espécie.
O manejo sustentável do Pirarucu é autorizado de agosto até final de novembro de cada ano e nos demais meses a pesca é proibida. As comunidades têm uma cota permitida pelo IBAMA para a pesca, que é realizada com equipamentos e técnicas corretas e também autorizadas. Os frigoríficos do pais compram 90% dos peixes, que retiram a pele (obedecendo questões sanitárias) e só então as peles são enviadas aos curtumes que farão o manuseio e cuidado de cada peça.
O couro do pirarucu é curtido em um processo orgânico, livre de metais pesados, que permite cores ainda mais vivas, mais resistência e maciez. O reaproveitamento deste couro dá um novo valor para algo que seria descartado, poupa a natureza e ainda colabora com a renda de comunidades da Amazônia que vivem da pesca.
Couro de cobra Python
A Python é uma cobra do sudeste asiático, criadas em fazendas e tradicionalmente apreciadas na gastronomia em diversos países da Ásia. Uma espécie que não corre perigo de extinção mas para ser sempre preservada, também são criadas e consumidas com controle. Todo o comércio da Python é acompanhado e regulamentado por biólogos especialistas e autoridades de cada país.
Pelica de ovelha, cabra e boi
Atualmente, os couros mais convencionais também são certificados, pensando na sustentabilidade do setor. A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) dialoga com todos os elos da cadeia produtiva para padronizar o processo de produção e entende um curtume sustentável aqueles que desenvolvem suas atividades com resultados econômicos, reduzindo o impacto ambiental inerente a sua atividade, respeitando também seus funcionários e comunidade onde está inserida.